top of page

Missão

Participar da ação de Deus no Seu propósito de salvar o mundo.

 

Visão

A Igreja Metodista de Aveiro cumpre a sua missão através da realização do culto a Deus, da pregação da Sua Palavra, da ministração dos sacramentos, da promoção da fraternidade e da disciplina cristãs, proporcionando aos seus membros os meios para alcançarem uma experiência cristã progressiva, visando o desempenho do seu testemunho e serviço no mundo.

 

Valores

Não praticar o mal. Zelosamente, praticar o bem.

Atender, sob a orientação do Espírito Santo, às ordenanças de Deus reveladas em Jesus Cristo.

BREVE HISTÓRIA DA IGREJA

 

A Igreja Metodista de Aveiro é o resultado do esforço missionário da Igreja Evangélica Metodista Portuguesa que, desde 1854, vem contribuindo para a proclamação daquele que é a Verdade, Jesus de Nazaré, o Cristo.

 

O primeiro encontro de crentes Metodistas realizou-se em Aveiro no dia 10 de junho, segunda-feira, de 1935, pelas 19:00, num espaço na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, cedido então pelo falecido irmão Álvaro Dias de Melo. Este serviço de culto, e que se distinguiu pelo seu caráter de uma inauguração foi dirigido pelo Superintendente Rev. Dr. Alfredo da Silva e contou com a presença de 130 pessoas.

Estava assim iniciada uma obra de fé que foi prosseguida a partir desta data, com serviços de culto dominical às 19:00 e se prolongariam até 15 de fevereiro de 1948, data em que por razões que são omissas aquele lugar seria devolvido ao seu proprietário.

 

Mas a atividade da Igreja não parou, todos os serviços de culto continuaram, nomeadamente porque o irmão Narciso Coutinho abriria para o efeito as portas da sua própria casa, podendo testemunhar-se hoje terem-se vivido ali verdadeiras jornadas de alegria. Nestas condições realizou-se ali a última reunião em 14 de junho de 1950 com 60 presenças e foi então responsável pelo Culto, o irmão Ireneu Cunha.


Entretanto, no dia 24 de outubro de 1948, teve lugar em casa do irmão Álvaro Dias de Melo, um encontro que viria mudar de forma significativa a história desta comunidade. Na companhia dos irmãos Aurélio de Araújo, Benvindo da Silveira e Arlindo Tavares, nasceu o projeto para a construção de um templo.

Foi desta forma simples e sem alardes, que se deu corpo a uma iniciativa que teve no irmão Aurélio de Araújo o seu principal potenciador.


A inauguração ocorreu no dia 18 de junho de 1950, pelas 16:00, com a presença das mais altas individualidades da Igreja Evangélica Metodista Portuguesa, tendo o púlpito sido ocupado pelo Rev. George Bell, delegado da Sociedade Missionária Metodista de Inglaterra. Estiveram presentes nesse dia inesquecível para a comunidade Metodista de Aveiro mais de mil pessoas.

 

O período que se seguiu foi marcado por diversas campanhas de Evangelização que trouxeram a Aveiro os mais diversos pregadores e pastores do panorama protestante Português e internacional. Estas iniciativas fortaleceram e solidificaram a comunidade que surgia agora representada por um edifício simbolizando a fidelidade e a coragem de homens e mulheres num tempo adverso à expressão da fé protestante.

 

Torna-se difícil enumerar todos os acontecimentos vividos desde então, razão pela qual só será possível testemunhar dos mesmos partilhando do convívio desta comunidade.

Para aqueles que gostarem de aprofundar um pouco mais a história desta comunidade, colocamos ao vosso dispor um documento mais elaborado, da autoria do falecido Diácono Carlos Luís de Almeida e Sousa, saudoso obreiro do Senhor e desta comunidade.

 

Assinalamos ainda que, no dia 18 maio de 1997, procedeu-se à reabertura do Templo depois de uma profunda remodelação estética do seu interior, que durou quase cinco meses. Por proposta da Junta Local, na pessoa do Pastor Eduardo Conde, este projeto contou com a participação do arquiteto Óscar Graça e da pintora Otília Santos.

 

 

Pastores que serviram esta comunidade:

10 Julho de 1955              Rev. Francisco Abel Lopes

02 Setembro de 1962       Rev. Ireneu da Silva Cunha

01 Setembro de 1970       Rev. Diamantino Pinto Lemos

11 Setembro de 1994       Rev. Eduardo Conde de Almeida

20210620_113510.jpg
IMG_4905.JPG
IMG_4087.JPG
bottom of page